Ar condicionado sujo é um perigo para a saúde, pois nele se depositam bactérias e microrganismos que podem trazer sérias doenças respiratórias. Existe a Portaria nº 3.523 que define uma série de práticas para melhorar a qualidade do ar de interiores. Uma das práticas que a portaria informa é a higienização dos aparelhos de ar condicionado. Não basta só limpar os filtros, o aparelho tem de ser higienizado através de produtos especiais e biodegradáveis.
Produtos para Higienização
Os produtos podem ser com essências ou neutra. Devem-se seguir as indicações de uso que constam na embalagem. Lembrando que durante todo o processo de limpeza o equipamento deve estar desligado. Após a higienização o equipamento pode voltar ao uso normalmente. Em média, a ação do produto dura trinta dias.
Higienização profissional
Em sistemas de climatização corporativos o processo é duplo: primeiro é feita a aplicação de um produto para limpeza do aparelho, em seguida, usa-se outro material para higienização do ar condicionado. As duas etapas devem ser realizadas por um profissional da área, tendo em vista que se trata de um maquinário especial.